sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

DAMINHAS E PAJENS

O assunto de hoje é uma fofura só: daminhas e pajens! Eles dão um ar encantador aos casamentos e são responsáveis por acompanhar a noiva e levar as alianças até o altar.  O cortejo é um dos momentos mais engraçadinhos da cerimônia de casamento e costuma arrancar suspiros e boas risadas dos convidados. Mas assim como todos os assuntos referente ao casamento a escolha das daminhas e pajens merece alguns cuidados! O post de hoje vai dar algumas dicas aos noivos e também ajudará nas eventuais dúvidas que surgem para o casal durante esse processo.



Qual a idade ideal para daminhas e pajens?
Crianças muito pequenas podem “travar” na hora de entrar na igreja, seja por timidez ou nervosismo. Foi o que aconteceu no casamento da recepcionista Karla Melo e do diretor de arte Carlos Rogerio Secomandi, em 2007. Giulia Ventura, tinha três anos à época e não queria entrar de jeito nenhum na igreja. “Ela ficou com vergonha quando viu a multidão de convidados”, conta Karla. Para conseguir convencê-la, o pai da noiva ofereceu à garota um pacote de pipoca. No fim, Giulia entrou na cerimônia com as alianças – e com a guloseima de pagamento da promessa em mãos.

Para evitar este tipo de problema, consultores recomendam que, ao escolher daminhas e pajens, os noivos prefiram crianças entre 5 e 12 anos de idade. O ideal é elas serem íntimas dos noivos, para não se assustar diante de tanta gente diferente. “Eu sempre sugiro o convite a crianças que já compreendam a importância do evento, para não darem marcha ré em frente aos convidados”.

Qual idade ideal: Não há uma idade ideal, porém sabemos que crianças muito pequenas podem não aceitar entrar na hora do cortejo tirando a elegância desse momento, nesse caso é sempre importante que haja um plano B, uma criança maior acompanhando a criança menor, uma dica é que se a criança pequena resistir em entrar na igreja não deve ser forçada atrasando a cerimônia neste caso a criança maior deve entrar sozinha.

Se tenho muitas crianças na família e entre amigos, como escolher?
O corte deve ser feito pela intimidade dos noivos com a criança. “Para que nenhum dos pais fique chateado é só considerar as crianças com quem os noivos realmente têm afinidade”, aconselha a assessora de casamentos Cássia Schmitt.

Quantos pajens e daminhas posso ter?
Não há regra para o número ideal de pajens e daminhas, mas antes de decidir os noivos devem levar em consideração o espaço da igreja ou local da cerimônia, para manter o equilíbrio visual e estrutural do evento. O ideal é contar com um pajem e uma daminha ou um pajem e duas daminhas. Também vale, ainda, ter somente o menino ou a menina.

Devo pagar as roupas dos pajens e damas?
É de bom tom que, ao convidar pajens e daminhas, os noivos se ofereçam para custear os trajes das crianças. Mas se os pais dos convidados têm boas condições financeiras, isso não é obrigatório. “O que a regra realmente pede é que os noivos arquem com as despesas do buquê, cabelo e almofadinha ou outra coisa que o pajem carregue”.

Preciso ensaiar as crianças para a cerimônia?
O ideal é fazer um rápido ensaio com elas no dia do casamento mesmo. É só solicitar aos pais que cheguem 45 minutos antes da celebração para a cerimonialista fazer um teste. Com a igreja cheia, as coisas podem sair um pouco do roteiro, mas o ensaio já minimiza as possibilidades de problemas. Para garantir a entrada das crianças sem choro, uma dica é posicionar a mãe delas lá na frente, próxima aos noivos, chamando discretamente os filhos. Assim os pequenos se sentem mais seguros e geralmente fazem o caminho de encontro à mãe.

Como escolher a roupa ideal para eles?
É importante equilibrar tons e não chamar a atenção de forma negativa. Para não errar, use tons pastéis e discretos, especialmente se o casamento for durante o dia. Se for à noite, pode-se colocar um pouco mais de brilho, bordados e renda. As roupas devem oferecer conforto total, pois as crianças vão querer brincar e correr pela festa. “Os trajes devem combinar com a roupa da noiva e com as cores da decoração e do buquê. Usar alguns detalhes nestas tonalidades dão um charme a mais. Já os pajens podem usar um modelo igual ao do noivo”.

O que eles podem fazer:
• Abrir cortejo
• Preceder a noiva
• Levar as alianças
• Levar imagem sagrada família
• Levar bíblia

• Placas de Lá vem a Noiva, Lá vem o noivo. Ou, Viveram felizes para sempre...












Nenhum comentário:

Postar um comentário