quarta-feira, 1 de julho de 2015

Qual a História e o Significado do Buquê de Noiva?

Alguém disse um dia que as flores também falam… Se não tiver nenhuma ideia de bouquet, escolha as flores de acordo com o seu significado e cor.

O bouquet deve reflectir o estilo da noiva (estatura e fisionomia) e estar em sintonia absoluta e completa com o seu vestido e com a decoração da festa. Se for de estatura baixa não deverá levar um bouquet largo e comprido, ao contrário se for de estatura alta não deverá levar um bouquet muito pequeno.

O bouquet é, como sabemos, um dos acessórios mais importante da noiva. Para além do significado que simboliza fertilidade, o lançamento do bouquet faz parte do ritual do casamento. Antes da noiva partir, lança o bouquet às suas amigas solteiras.
Segundo a tradição, a amiga que apanha o bouquet, será a próxima a casar.

Há bouquets que ficaram na história pela sua beleza e originalidade. O ramo de D.Letizia de Espanha é um dos mais recentes exemplos: composto por lírios, flores de laranjeira, macieira e espigas.

Existem bouquets de todos os géneros e feitios. Podem ser convencionais, minimalistas, modernos…grandes, pequenos, etc. Embora o bouquet seja, muitas vezes, deixado para os últimos dias, a verdade é que se não for bem escolhido poderá estragar a imagem global da noiva.

Bouquet: personalidade da noiva e decoração do espaço
Se não tiver ideia do tipo de bouquet que gostaria de levar, lembre-se de que este deve estar em a condizer com a decoração do espaço (igreja e copod’água).

O bouquet deve ser escolhido juntamente com o decorador/florista, ser alegre, elegante, e estar em harmonia com a personalidade e o estilo da noiva. Se a noiva for extrovertida, poderá levar um bouquet cheio de cor, original, ousado e divertido. Se, pelo contrário, for tímida, poderá ter um ramo mais discreto, pequeno e convencional.
As mais conservadoras poderão levar ramos de uma só cor, flores do mesmo tamanho e variedade. Há ramos para todo o estilo de noivas: românticas, melancólicas, serias e divertidas.

Bouquet: estilo e vestido de noiva
O estilo, cor e desenho do vestido de noiva são um dos aspectos mais importantes na elaboração do bouquet. O ramo é um complemento do vestido, e deve por isso estar em sintonia total com o desenho do vestido. Um vestido com cauda e véu caído, pede um ramo em cascata. A cor do vestido também ajuda a definir a cor das flores. Vestidos bordados pedem bouquets simples. O contrário também é valido. Se o vestido é simples podemos optar por ramos mais elaborados e coloridos.
O bouquet deve ter em conta o tom de pele, a cor de cabelo e de olhos da noiva. Embora não existam regras definidas, pois tudo depende do gosto da noiva, poderá optar pelos contrastes ou, pelo contrário, pela harmonia entre os vários tons.

Bouquet e fisionomia da noiva
Além do vestido da noiva, a sua fisionomia deve ser tida em conta. O tamanho do ramo deve ser proporcional ao da noiva.

ü Se a noiva é alta e magra, o bouquet poderá ser médio ou grande, armado ou caído.

ü Se é alta e forte, o bouquet deverá ser médio, sem muito volume...

ü Pequena e magra, não deverá levar um bouquet demasiado grande. O mais indicado talvez seja um bouquet pequeno e arredondado.

ü Pequena e forte, os bouquets mais apropriados são médios, embora com um formato pouco definido.


O significado das flores
As flores do bouquet podem ser escolhidas segundo o seu significado:
SIGNIFICADOS:

Acácia branca ou rosada: constância e elegância

Amor perfeito: lembrança;

Azáleia: romance;

Begônia: timidez;

Camélia: beleza, virtude;

Copo de leite: felicidade e pureza;

Coroa imperial: poder;

Cravo: fertilidade;

Crisântemo: paixão;

Dália: delicadeza;

Dente de leão: vida;

Flores do campo: felicidade;

Gérbera: alegria;

Girassol: vida;

Hortência: energia;

Jasmim: amor;

Lírio: sorte e casamento;

Margarida: inocência;

Miosótis: amor sincero;

Papoula:fertilidade;

Tulipa: amor;

Violeta: lealdade;

Orquídea: sensualidade;

Rosa branca: pureza, paz;

Rosa champanhe: admiração, reverência;

Rosa alaranjada: fascínio, encanto;

Rosa cor-de-rosa: amizade, carinho;

Rosa vermelha: amor, paixão;

Alguns conselhos sobre o bouquet

ü A noiva deve sentir-se cómoda enquanto transporta o bouquet, dando a sensação de que este acessório faz parte de si e da imagem global. Atenção aos bouquets com pé muito largo, podem ser pouco práticos difíceis de ter na mão.

ü Tenha cuidado com as flores, podem deixar manchas ou nódoas no vestido de noiva.

ü Se o ramo for entregue um dia antes do casamento, não se esqueça de o colocar em água e, depois, limpar para não molhar o vestido.

ü A época do ano: se escolher flores de época, serão mais baratas e mais fáceis de arranjar.

ü Ao entrar na igreja lembre se que o bouquet deverá estar mais ao menos ao nível da cintura.




ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário