segunda-feira, 9 de março de 2015

Qual a História e o Significado do Buquê de Noiva?

Buquê é uma palavra de origem francesa e trata-se de um arranjo de flores usado pela noiva no dia do casamento. A ideia principal do buquê é que simbolize a vida, levando em conta que as flores são as reprodutoras das plantas, ou seja, indicam fertilidade.

Acredita-se que o surgimento dos buquês tenha sido na Grécia, feito de ervas e grãos, que garantiriam uma união frutífera. Alguns deles levavam uma mistura de alho, para espantar o mau olhado.

Já na idade média, comumente as noivas iam a pé até a Igreja, e no caminho eram presenteadas com flores e ervas, e quando chegavam ao destino, já estava formado um buquê que lhes daria sorte.

Na Polônia acreditavam que passar açúcar no buquê, faria com que a esposa se mantivesse doce com seu marido por toda a união.

Na Europa, com o surgimento de flores mais exóticas, os arranjos começaram a ser mais sofisticados. E em certa época, quando era impróprio falar com abertura sobre os sentimentos, os buquês passaram a ser escolhidos com base no significado das flores, que seriam o porta voz da noiva.


Significado das flores no buquê de noiva

A escolha do buquê de noiva deve ser bem feita, pois é essencial para deixar a produção completa e perfeita para o grande dia. Para escolher o arranjo ideal não existem regras, mas sim detalhes que fazem toda a diferença. O arranjo pode ser definido de acordo como o horário da cerimônia, tipo físico, tom da pele, cor dos cabelos ou olhos da noiva. Pode-se levar em conta ainda o estilo, cor, modelo do vestido, a personalidade da noiva e época do ano.

Além disso, o buquê pode ser colorido, sóbrio, natural, artificial ou apenas com uma variedade de flor. Muitas mulheres acreditam que as cores do buquê têm significados que podem influenciar de alguma forma na vida do casal.

Se você é uma noiva supersticiosa e acha que vale a pena escolher o buquê certo para o seu casamento de acordo com o que as cores dizem, vale conferir o significado das flores no buquê de noiva.

Não se esqueça de escolher um arranjo que fique em harmonia com o modelo e cor do seu vestido e que combine com o seu estilo.

Uma dica para as noivas que querem economizar é optar por flores da temporada, pois são encontradas com mais facilidade e geralmente saem mais em conta.

O que dizem as flores no buquê da noiva


Conheça agora alguns significados das flores antes de montar o seu buquê. Se preferir misturar alguns tipos de flores e cores diferentes no buquê, saiba o significado de cada uma delas e use-as de forma que combinem entre si.


Acácia branca ou rosada: constância e elegância

Amor perfeito: lembrança;

Azáleia: romance;

Begônia: timidez;

Camélia: beleza, virtude;

Copo de leite: felicidade e pureza;

Coroa imperial: poder;

Cravo: fertilidade;

Crisântemo: paixão;

Dália: delicadeza;

Dente de leão: vida;

Flores do campo: felicidade;

Gérbera: alegria;

Girassol: vida;

Hortência: energia;

Jasmim: amor;

Lírio: sorte e casamento;

Margarida: inocência;

Miosótis: amor sincero;

Papoula: fertilidade;

Tulipa: amor;

Violeta: lealdade;

Orquídea: sensualidade;

Rosa branca: pureza, paz;

Rosa champanhe: admiração, reverência;

Rosa alaranjada: fascínio, encanto;

Rosa cor-de-rosa: amizade, carinho;

Rosa vermelha: amor, paixão;

Hoje o buquê é considerado uma peça essencial para completar o look da noiva. Os modelos são diversos e usa-se muito fazer mistura de flores e cores. Até mesmo, está surgindo como tendência o uso de buquês de botões, pedras, pérolas, tecido.

Mas mesmo com tantas opções, o tradicional buquê de flores naturais não perde o espaço e ainda é a grande preferência das noivas. Os modelos mais comuns são: Buquê redondo, cascata e braçada.


Confira alguns modelos e veja qual deles mais combina com você.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Fotos: Pesquisa Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário